Outros exemplos para você lembrar como se fala corretamente:
Você vai vir de carro ou de ônibus?
Ele vai vir para a festa da mãe?
A menina vai vir a pé para a escola.
O grupo vai vir de avião para ajudar.
Lembre-se que todas as frases acima poderiam ser escritas de maneira mais culta. Veja:
Você virá de carro ou de ônibus?
Ele virá para a festa da mãe?
A menina virá a pé para a escola.
O grupo virá de avião para ajudar.
"Vim" é somente para passado:
Eu vim para ficar.
Eu vim conhecer a cidade.
Eu vim porque fui convocado.
Eu vim correndo para não perder a hora.
Orientações sobre reforço escolar e dicas de Língua Portuguesa
domingo, 31 de janeiro de 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
A gente ou agente
Parece uma bobagem, mas quando a pessoa não está acostumada a escrever pode esquecer como se escreve algumas palavras. Isso não é nenhuma vergonha. O importante é sempre buscar a maneira correta de escrever. Não adianta fazer loteria na hora da escrita: "Tomara que seja assim"! Isso sim é uma vergonha, porque hoje há tantas formas de pesquisa, tantos aplicativos que favorecem a escrita correta que não se pode perdoar erros assim...
É importante lembrar sempre que existe a linguagem informal, mas quanto mais praticamos algo mais condicionado ficamos a ele. Então, quanto mais informal for sua maneira de escrever, mais difícil será quando tiver que lidar com a maneira formal.
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Trezentos gramas
Eu sei que você pode ter pensado: "Ah, mas o balconista nem sabe se estou falando certo ou errado..." Ou ainda por ter pensado: "Todo mundo na fila fala trezentas gramas..."
E pior, você falará corretamente e todos podem olhar para sua cara pensando que você falou errado...
Talvez uma dessas pessoas que possa estranhar a maneira que você falou, vá pesquisar e ver que você está certo. Pode ser que alguém conheça algum professor ou professora de Português e queira tirar a dúvida. Pode ser isso contagie ao menos alguém. E isso é começar. Pode ser que você comece algo!
Que não seja com"trezentos gramas" e sim com outra palavra, mas tente ao máximo falar corretamente. Uma palavra por vez. Nada é da noite para o dia. hoje pode ter sido essa dica. Amanhã outra e assim por diante. Quanto mais pessoas falarem corretamente, mais outras serão contagiadas.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
se e nos
Como já dito em outras postagens, por mais estranho que pareça, não se intimide! Esforce-se para falar o mais corretamente possível. Às vezes, o ambiente pode não ser propício, porém é difícil você conseguir uma hora falar "Nós se encantamos" e em outra "Nós nos encantamos".
Se você vive num ambiente onde a linguagem informal é predominante, sabemos que pode ser complicada a comunicação, mas acredito que se algumas palavras são introduzidas nesse meio lentamente, uma a uma, você pode conseguir aos poucos se comunicar usando um vocabulário mais formal.
Mas veja bem! Um vocabulário formal, não é como se fala em um tribunal ou uma reunião de executivos, nada disso. Se formos falar sobre formal e informal, podemos citar a própria sala de aula como exemplo. Ali, as pessoas estão para aprenderem a linguagem culta do seu idioma. Então, o máximo que você puder falar corretamente, ou melhor, usar uma linguagem mais formal, melhor ainda.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Eu ou Mim?
Ninguém é perfeito que fale a todo momento corretamente sem cometer nenhum deslize!
Mas como já dito: condicione-se!!!
Se ler o que está na imagem acima apenas uma vez, pode ser que você esqueça e cometa um deslize.
Então, leia mais exemplos que ajudarão você a memorizar:
Comprei um filme para eu assistir.
Construí uma casa para eu morar.
Fiz um negócio para eu ganhar um bom dinheiro.
Forrei a cama para eu deitar.
Limpei o quintal para eu brincar.
Lavei o carro para eu usar.
Viajei por 30 dias para eu descansar.
Estudei muito para eu passar.
Tirei férias para eu cuidar da minha família.
Trabalhei muito na juventude para eu ficar bem na velhice.
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Meio-dia e meia
Todas as horas 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10... e assim por diante, são acompanhadas de minutos e quando são trinta minutos são ditos meia hora. Então, pense: por que o meio-dia e meia teria que ser meio-dia e meio??? Todas as outras horas são acompanhadas por meia hora. Meio-dia é uma certa hora também e como todas as outras deve ser acompanhada por meia hora.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
"ao encontro" ou"de encontro"
Eu mesma, professora de Português já me confundi com esse uso em situações que não tinha como esclarecer a dúvida! Que sufoco!!! Há alguns anos, estava numa entrevista com uma diretora de escola também formada em Letras e Pedagogia como eu. Tive ser muito humilde e perguntar para ela se eu estava certa ou errada. Isso não arrancou nenhum pedaço de mim, nem me fez valer menos. Quando não sabemos, temos que ter humildade de perguntar.
Essas duas construções são bem fáceis de se confundir!
Coloquei as imagens acima para ajudar na memorização. É difícil decorar só palavras.
Pode ser que você precise dissertar, fazer uma produção textual e queria adornar essa escrita com construções como essa, por exemplo. Memorize as imagens! Elas podem ser mais úteis.
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Bastante ou Bastantes
O que acontece aqui é que a palavra "bastantes" é pouco usada. Você pode até não se sentir à vontade para usá-la, mas saber que ela existe e se uso está correto é preciso. Você pode se deparar com ela num teste para um emprego ou uma prova para concurso público e se não souber nada a respeito, pode se complicar.
Assim como ela existem outras palavras pouco usadas no nosso idioma. Não que você precise fazer uso delas, mas conhecer é muito importante.
Assim como ela existem outras palavras pouco usadas no nosso idioma. Não que você precise fazer uso delas, mas conhecer é muito importante.
Assinar:
Comentários (Atom)







